domingo, julho 29, 2012

Uma caixa de frutificação em casa

Para se ter um ambiente "húmido" em casa pode-se recorrer a uma caixa de plástico, daquelas de arrumação, fazer uns buracos em todas as faces (com berbequim) - para entrar oxigénio. Mas fazer os buracos apartir de 5 cm do fundo pois até ai enche-se de permile (encharcada em água). A perlite vai libertando humidade no ambiente dentro da caixa. Ficam algumas fotas de uns cogus já a frutificar!

Na fase de aparecerem os primórdios mantenho a tampa, após começarem a nascer tiro a tampa (mais oxigénio). Tenho na casa de banho pois geralmente é o local mais húmido da casa :) Mas uma varanda sem luz directa - com ensombramento também serve.


sexta-feira, julho 20, 2012

Nova frutificação pleurotus ostreatus

Após um mês de colonização, seguem as fotos dos novos sacos a fazer a 1ª frutificação! Que bom aspecto :)

Foto

Foto

quinta-feira, julho 12, 2012

Estufa - nova experiência

Para levar os meus testes mais a sério resolvi comprar uma estufa. Tem 4,5mx2m, vou montá-la em princípio este fim-de-semana. E montar um sistema de "rega" para controlar a humidade na mesma, e ver se os "piquenos" se dão bem e frutificam grandes e fortes :) Depois partilho as conclusões e fotos.  


Nesta altura estão a colonizar uns quantos sacos de ostreatus e este fim-de-semana vou fazer de djamor e depois ver se a estufa é bom local de frutificação.


Actualização: A estrutura está montada, tenho é de a prender à parede pois é ventoso e tenho receio que voe :)



domingo, julho 08, 2012

Culturas novas

Realmente o uso da glove-box aumentou a percentagem de sucesso nas culturas - consigo criar um ambiente mais controlado e asséptico (esterilizo a caixa com álcool e depois com o fogareiro com bico de bussen mantenho o ambiente estéril)! Até agora 100%, sim 100% :) sem contaminações :) :) (so happyyyy!!)

Aqui ficam fotos de alguns dos sucessos: