quinta-feira, dezembro 13, 2012

Cogumelos em papel higiénico - um teste engraçado

Atenção papel higiénico não usado :)


Introdução
O pleuroto, Pleurotus ostreatus, cresce em florestas temperadas por todo o mundo, normalmente em árvores caídas. Há muitos anos que é cultivado na Ásia para a culinária e, hoje em dia, é cultivado comercialmente em muitos países. Uma técnica de cultivo que imita a situação natural passa por fazer buracos em cepos de árvore de madeira dura nos quais são, de seguida, introduzidos pequenos discos de meio de cultura contendo micélio fúngico.
Alternativamente, os fungos podem ser cultivados em grandes garrafas, sacos de plástico ou tubos de plástico perfurados, sacos de materiais pasteurizados, ou em material celulósico esterilizado a vapor
(como, por exemplo, a palha, o algodão ou desperdícios de papel). O pleuroto é um dos poucos cogumelos carnívoros conhecidos; os seus micélios conseguem encurralar, matar e digerir os nemátodos.
Acredita-se que os fungos obtêm o azoto desta forma. Espécies semelhantes com píleos de diferentes cores (cinzento, azul, amarelo, cor-de-rosa e branco) também são vendidas como “pleurotos”.


Equipamento
• Chaleira para água a ferver
• Pires grande ou prato de papel
Materiais
• Rolo de papel higiénico suave (é importante
utilizar papel não branqueado)
• Cultura de arranque de Pleurotus ostreatus, 50 g
• Embalagem de plástico ou grande saco de plástico


Procedimento
1. Coloque um novo rolo de papel higiénico limpo num pires ou prato.
2. Deite cuidadosamente água a ferver da chaleira no centro do rolo de papel higiénico, até que o papel fique completamente húmido. Deixe o rolo de papel higiénico arrefecer durante 10 a 15 minutos.
A água a ferver vai ajudar a esterilizar parcialmente o papel.
3. Retire o tubo de cartão do centro do rolo de papel higiénico. Deite a cultura de arranque de Pleurotus ostreatus para o centro do papel.

4. Cubra o rolo de papel higiénico inoculado com a película de plástico ou com o saco de plástico para evitar que seque, e coloque-o num local escuro e quente (25–30 °C) durante duas semanas, até que um micélio branco e compacto cubra o papel. O fungo Pleurotus cresce pelo papel, quebrando a celulose e utilizando-a como fonte de energia. Após duas semanas, o rolo de papel higiénico assemelhar-se-á
a um queijo Stilton e terá um cheiro forte a cogumelos.
5. Coloque o rolo de papel higiénico ainda coberto num frigorífico a cerca de 4 °C durante 48–96 horas. Este rápido choque de frio irá despoletar a produção de carpóforos (cogumelos).
6. Retire o rolo de papel higiénico do frigorífico e desembrulhe-o. Coloque o rolo de papel higiénico num local fresco (8–14 °C), arejado e com luz (o ideal será no parapeito de uma janela de maneira a que os vizinhos curiosos possam vê-lo). É importante que o rolo de papel higiénico não seque. Pode utilizar de vez em quando um vaporizador para humedecer o papel. Após 12–17 dias, os pleurotos começam a nascer;
a data exacta depende da temperatura, da humidade e comprimento de onda e intensidade da luz ambiente.

Imagens de exemplo do processo:






quarta-feira, dezembro 05, 2012

Spawn (15 dias após)

Após 15 dias ficam aqui as fotos do spawn que andei a fazer. Alguns dos frascos em "mycelium run" - basicamente é o fungo a propagar-se pelo meio, neste caso grão.






terça-feira, novembro 13, 2012

Dia de fazer mais spawn

Hoje é dia de colocar as panelas de pressão a funcionar! A fazer spawn de pleurotus ostreatus.


domingo, novembro 11, 2012

Shiitake - em troncos (update)

Alguns dos troncos que andámos a inocular (os mais pequenos) já começam agora com esta humidade a mostrar sinais de micélio nas pontas. A ver se este ano ainda tento induzir e ver se tenho Shiitake a frutificar :) - troncos de sobreiro, inoculação em princípios de Março.

segunda-feira, novembro 05, 2012

Cogumelos silvestres

Esta é a altura de se ver bastantes cogumelos silvestres. Aqui perto do meu trabalho existem umas zonas em que hoje vi uns quantos, pena é nesta área dos silvestres não ter conhecimentos e não os conseguir reconhecer e identificar, mas têm bom aspecto :) Mas claro não arrisco e nem lhes toco. Mas a ver se lhes tiro foto e coloco aqui a ver se alguém os sabe identificar :)

Pergunta no ar - São comestíveis ou nem por isso? :) 

(alguém sabe?!! :))




segunda-feira, outubro 29, 2012

Mais produção

Mais 2Kg produzidos mais 3 clientes satisfeitos :)

Agora é aumentar a produção!

abraços,
César

domingo, outubro 07, 2012

Estufa 2 - últimas fotos

Aqui ficam as fotos da estufa, com a cobertura e o interior! Preciso de a preencher mais :) Mais sacos a caminho, a temperatura começa a ajudar - adeus verão demasiado quente para os meus belos cogumelos!




Estufa 2 - Fotos da última frutifação

Aqui ficam as fotos dos maravilhosos


 



Uns primórdios a começarem a nascer:

Estufa 2 - Ontem foi dia de fazer mais sacos

Foto de um saco com 2 semanas de colonização - praticamente ok! A meio da próxima está bom para ir para a estufa.


 

Dia de pasteurização usando o meu super bidon (ou bidão :)):
Palha a secar depois da pasteurização!
Depois coloquei o spawn e mais 4 sacos que daqui a 2/3 semanas devem estar prontos a ir para a estufa e dar os maravilhosos cogumelos.

Estufa 1 - Frutificação muito boa 2 kg :)

Aqui ficam as fotosonas!




quinta-feira, setembro 27, 2012

Cogumelos crocantes - receita

Decobri esta receita e acho que merece ser partilhada :)
Cogumelos crocantes

Você costuma adotar cogumelos nas suas receitas?
Comuns em restaurantes orientais, principalmente o shimeji e o shitake, há diferentes variedades de cogumelos, sempre ótimas opções de recheio de pizzas, quiches, risotos, além de serem caírem bem como acompanhamento. Conheça hoje um pouquinho mais sobre o cogumelo paris, ele é o tradicional champignon. O sabor é delicado e o cozimento é bem rápido. Ele pode ser encontrado fresco, seco ou em conserva. Vai bem em saladas, cozidos, risotos, refogados, assados e petisquetes como o desta receita que passaremos hoje.

Pode ser o Champignon mas também acredito que o Shiitake seja igualmente bom nesta receita.

 Ingredientes
  • 100 gr de champignon fresco
  • Suco de 1  limão
  • 1 unidade de clara de ovo
  • 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado


Molho
  • 5 colheres (sopa) de iogurte desnatado
  • 1 dente de alho amassado (retirar centro do alho)
  • 1 colher (sopa) de catchup
  • 1 xícara (chá) de ricota
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto
  • 10 gr de salsinha
  • 15 gr de cebolinha verde picada

Modo de preparo


Lave bem os cogumelos e regue com o suco de limão.
Bata a clara com o iogurte e passe os cogumelos.
Empane-os com a farinha de rosca e o queijo parmesão.
Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio, 150 graus, por cerca de 15 minutos ou até dourar.
Para preparar o molho, apenas misture os ingredientes até que o molho fique cremoso.


Sirva com uma salada verde, torradas e molho. Pode também acompanhar caldos quentes sendo adicionado quando o caldo vai a mesa para que mantenha a sua crocancia. Estes cogumelos podem ser encorporados a uma tábua de queijos, azeitonas, tomates secos e pães para degustar um bom vinho.

terça-feira, setembro 25, 2012

Pasteurização da palha - Nova técnica

Após ter algumas contaminações na fase de colonização comecei a achar que o problema era não conseguir uma temperatura alta o suficiente na pasteurização por isso usei um daqueles fogões a gás e coloquei um bidon de metal com água a ferver (ou seja temperatura bastante alta) e durante 1h30m. Mas mesmo assim tinha algumas contaminações e para mim não fazia sentido. Como podia ser!!! temperatura alta e tinha contaminação?!!! (confuso!!!) :)

Entretanto tropecei numa literatura que me elucidou do porquê. E comecei a usar outra técnica de pasteurização! Não posso dizer que não tive mais contaminação (um fungo verde que aparece, pelos vistos Trichoderma) mas muito raramente agora. A razão é mesmo devido à alta temperatura que "mata" organismos que são benéficos ao desenvolvimento do micélio e temperatura muito altas prejudicam - era o que acontecia. Tal como temperatura baixa também não ajuda - mas existe um intervalo de temperatura que é o "ideal".

Sendo assim a imagem seguinte define que a temperatura ideal de pasteurização é entre 55º e 60º.


TÉCNICA DE PASTEURIZAÇÃO:
A técnica de pasteurização é aproximar essa temperatura 55º - 60º (os esquentadores - o meu diz a temperatura de saída - chegam a essa temperatura ) e depois ficar com a palha submersa entre 30min e 60min, tenho feito um bocado mais que os 30min.Colocar 1º a palha no bidon e colocar a água já quente por cima. Depois tirar e deixar secar - não totalmente tem de ficar com humidade! E depois é colonizar com o micélio.

domingo, setembro 16, 2012

Após férias :) - nova frutificação

Já voltei de férias à 2 semanas mas só hoje publico umas fotos da última frutificação! Entretanto já tive outra.

500g de puro prazer :)



terça-feira, agosto 21, 2012

Pausa

Bem agora uma pausa de 15 dias para férias :)

Tenho alguns sacos a colonizar e alguns a frutificar. Tentei apanhar os cogumelos todos, mesmo alguns estando mais pequenos, porque não se vai ficar com muita atenção nesta altura que estamos quase todos de férias. Mas até lá devem começar a frutificar e não se deve estragar nada!

Boas férias para vocês também.

César

sexta-feira, agosto 17, 2012

Marco das 3000 :)

Só para fazer o marco das 3000 visitas ao blog :)

obrigado por seguirem e espero ter partilhado coisas boas com vocês :)

César Baptista

domingo, agosto 12, 2012

alterações necessárias V2

Alterações finais! Rega de 2h em 2h por 3min  - a ver se a temperatura não sobe tanto e se a humidade é alta. Tem estado muito calor e têm secado alguns cogumelos. Mais ensombramento - uma tenda por cima da estufa - que trabalheira (obrigado pai, não vais para novo e foi trabalhoso :) ) ! Quase total sombra a ver se a temperatura fica baixa! A estufa é boa ideia mas para as temperaturas que temos tido e a falta de sombra onde tenho a estufa, têm sido temperaturas complicadas para os cogumelos. A ver se com estas últimas alterações consigo neste pico de temperatura ter cogumelos.
Senão solução :( !!! - recomeçar em meados de Setembro mas julgo que irão dar melhor apartir de agora.

Actualização a 15-Agosto: parece que resultou já tenho os cogumelos a frutificar e parece que consegui baixar a temperatura e ter a humidade! Ficam fotos das frutificações dos ostreatus e djamor :)









quarta-feira, agosto 08, 2012

Algumas conclusões da estufa - alterações necessárias

Bem após este tempo da estufa a bombar (ainda com poucos sacos mas estou a tratar disso) já cheguei a algumas conclusões que obrigaram a modificações devido a alguns cogumelos a não desenvolverem bem! :(

Mas é normal agora no início fazer ajustes. Os porquês? Os cogumelos (alguns) começaram a secar devido à pouca humidade - comprei um medidor e constatei isso - rondava os 55%. É preciso mais. Pouca humidade ou devido à frequência de rega ser pouca (de 6 em 6 horas) ou devido ao calor ser muito (ronda quase os 30º) ou ambas :)

Assim sendo, para eliminar ambas: Rega programada para de 4 em 4 horas e mais tempo agora 10min. Colocar mais sombreamento sobre a estufa para tentar que a temperatura não seja tão alta (outra alternativa será fazer um acrescento à rega e regar por cima da estufa - mas julgo que não será preciso! o ensombramento chegará).

Mais uns dias e sei se resultou e não é preciso ajustar mais nada! Mas os que estão a dar bem estão a ficar bem saborosos (mas quero que TODOS fiquem bem:) ) - já tenho um  óptimo feedback dos cogumelos de alguns "vizinhos" - Saborosos! Quero mais. - é a frase que mais ouço. (iiuupiii)



domingo, agosto 05, 2012