terça-feira, setembro 25, 2012

Pasteurização da palha - Nova técnica

Após ter algumas contaminações na fase de colonização comecei a achar que o problema era não conseguir uma temperatura alta o suficiente na pasteurização por isso usei um daqueles fogões a gás e coloquei um bidon de metal com água a ferver (ou seja temperatura bastante alta) e durante 1h30m. Mas mesmo assim tinha algumas contaminações e para mim não fazia sentido. Como podia ser!!! temperatura alta e tinha contaminação?!!! (confuso!!!) :)

Entretanto tropecei numa literatura que me elucidou do porquê. E comecei a usar outra técnica de pasteurização! Não posso dizer que não tive mais contaminação (um fungo verde que aparece, pelos vistos Trichoderma) mas muito raramente agora. A razão é mesmo devido à alta temperatura que "mata" organismos que são benéficos ao desenvolvimento do micélio e temperatura muito altas prejudicam - era o que acontecia. Tal como temperatura baixa também não ajuda - mas existe um intervalo de temperatura que é o "ideal".

Sendo assim a imagem seguinte define que a temperatura ideal de pasteurização é entre 55º e 60º.


TÉCNICA DE PASTEURIZAÇÃO:
A técnica de pasteurização é aproximar essa temperatura 55º - 60º (os esquentadores - o meu diz a temperatura de saída - chegam a essa temperatura ) e depois ficar com a palha submersa entre 30min e 60min, tenho feito um bocado mais que os 30min.Colocar 1º a palha no bidon e colocar a água já quente por cima. Depois tirar e deixar secar - não totalmente tem de ficar com humidade! E depois é colonizar com o micélio.

Sem comentários: