Comecei a ler uns artigos na net e dei também com outros blogs, saliento o http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/ do Fernando Castro - tem muito mais experiência e anda nisto à muito mais tempo, que dá uma boas dicas e também foi onde arranjei o material para começar - o fungo micélio. Este fungo é a origem do cogumelo propriamente dito, ou seja, o cogumelo é o fruto desse fungo.
Comecei com as experiências em Outubro de 2011 - clonar cogumelos e conseguir micélio para posterior utilização em substratos e produzir os meus próprios cogumelos!
Mas entretanto achei também boa ideia adquirir micélio - em cultura ( caixa de petri ) e apartir dai também fazer o ciclo de produção do cogumelo.
Ciclo de vida do cogumelo:
Basicamente o que chamo de clonagem é "apanhar" a parte do cogumelo que tem os esporos e intervir dessa altura e esperar que haja a germinação e a fusão das hifas já no "ambiente" preparado por mim com os nutrientes suficientes para o micélio crescer - basicamente numa caixa de petri ou outras embalagens, já usei frascos para recolha de urina para análises, pois são esterilizados :)
As espécies que estou a "produzir" são:
- Pleurotus Ostreatus - conhecido também como Repolga
- Lentinula Edodes - conhecido como Shiitake
brevemente:
- Pleurotus eryngii var. nebrodensis
- Pleurotus djamor
- Pleurotus citrinopileatus
Mas levei mais a sério este hobbie e fiz uma formação "Produzir cogumelos em troncos" - em que vou arrancar na parte prática este fim de semana, já tenho alguns troncos - arranjados pelo meu super-sogro, e estou à espera de arranjar mais - através de um amigo. Mas vou começar com um "piquenino" trial de 15 troncos. Espero postar imagens dessa aventura no fim de semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário